skip to Main Content

Entrevista: André Menin fala sobre inovação na arquitetura e design

Como inovar na arquitetura e no design?

Tendo essa pergunta como norte, o arquiteto e cofundador da plataforma Refresher, André Menin, participou de um bate-papo no estúdio do Hub Moveleiro durante a Movelsul e a Fimma 2022. André também é sócio diretor do Studio Menin arquitetura + design e é especializado no desenvolvimento de linhas de produtos para a indústria moveleira e arquitetura corporativa.

Confira abaixo alguns tópicos que foram abordados e assista à entrevista aqui!

A criação do Refresher

Menim fundou o Refresher em 2015 com o intuito de inovar e renovar o setor, ajudando a elevar o nível dos profissionais de projeto de todo o país. “O Refresher nasceu de arquitetos para arquitetos”, sintetiza.

Com mais de 43 mil clientes ao redor do mundo, a plataforma oferece ferramentas que facilitam o dia a dia de quem trabalha com arquitetura, design, decoração e mobiliário.

Inovação na arquitetura e design

 Menin destacou no bate-papo que a base de qualquer projeto deve ser a pesquisa. “Muitas vezes, pela agenda corrida, a gente se furta dessa etapa, o que pode gerar muitos pedidos de alteração. No Refresher, a gente defende uma metodologia 100% focada em pesquisa na fase inicial”, conta.

Para o arquiteto, um projeto deve ser norteado por tendências comportamentais e estéticas. “O projeto deve ser a resposta de um desejo coletivo e não partir apenas da cabeça do criador. Se um projeto atender apenas o meu gosto pessoal, pode ser que ele não agrade ninguém a não ser eu mesmo”.

Como desenvolver o lado comercial da arquitetura

Ao ser questionado sobre como desenvolver o lado comercial na arquitetura, Menin destacou que o principal ponto é desenvolver um bom modelo de negócio. “Não se pode apenas desenvolver um bom projeto. Se ele não for alicerceado com um modelo de negócio, você vai se destacar uma vez ou duas, mas depois, se a sua criatividade não ajudar –  e a gente tem dias ruins, bloqueios criativos – você deixará de encantar os clientes”, ensina.

Ainda nesse ponto, Menin reforçou que é preciso encontrar os diferenciais competitivos de cada negócio. “Lembrando que diferencial competitivo é aquilo que é muito difícil de ser copiado. Atendimento não é diferencial competitivo”.

E tem muito mais para ser conferido na live do André Menin, que pode ser encontrada na aba vídeos aqui do HUB Moveleiro.

O Hub Moveleiro é uma das novidades desta edição conjunta da Fimma e da Movelsul 2022. A plataforma de conteúdo foi lançada no final de 2021 e abrange uma série de artigos e vídeos sobre a cadeia da madeira e do móvel. O Hub Moveleiro está presente na Fimma e na Movelsul por meio de um estúdio localizado no Pavilhão C, próximo à praça de alimentação. No local, estão sendo entrevistados vários convidados para falar de temas como inovação na arquitetura e design, soluções criativas para espaços, design estratégico, identidade como marca e estratégias para vender em marketplaces. A programação completa pode ser acessada no www.hubmoveleiro.com.br

 

 

 

Back To Top