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Fimma e Movelsul 2022: 4 maneiras do expositor alavancar os negócios

O setor moveleiro brasileiro se prepara para um grande evento: de 14 a 17 de março de 2022, Fimma e Movelsul unirão forças e terão suas edições no mesmo período. É a primeira vez que as duas principais feiras do segmento ocorrerão ao mesmo tempo, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
Em função disso, toda a cadeia de madeira e móveis tem endereço certo no período. O evento certamente é uma grande oportunidade para os expositores mostrarem suas novidades para todos os profissionais do ramo.

Confira mais detalhes da Fimma e da Movelsul.

 

Manual do expositor: como se preparar para a feira e vender mais

Como aproveitar a Fimma e a Movelsul para alavancar os negócios? Qual é a melhor maneira do expositor se preparar para a feira? A seguir, confira dicas para aproveitar essa oportunidade e vender mais!

1. Estabeleça quais são os objetivos da sua participação na feira

Um erro comum do expositor é não traçar com clareza quais são os seus objetivos em uma feira de negócios. Sem as metas claras para o evento, fica complicado desenvolver estratégias personalizadas e assertivas.

Antes de mais nada, portanto, tenha em mente quais são os resultados esperados. Com base neles, realize o seu plano de ação! Nessa etapa, também é essencial selecionar qual é a mensagem que você quer transmitir ao seu público durante o evento. Dessa forma, todas as iniciativas serão direcionadas a isso.

2. Projete bem o seu espaço

Quando for projetar o seu espaço na feira, lembre-se de posicionar seus produtos de forma atrativa, chamando a atenção do público. Capriche no visual geral do estande e não esqueça de zelar pela acessibilidade e pelo conforto do visitante.

Se possível, ofereça diferenciais tecnológicos para o seu cliente na hora de exibir sua marca, como televisores, QR Codes e tablets. Também reserve um espaço com cadeiras e mesas para garantir o bem-estar de quem quiser iniciar uma conversa. Cuide das barreiras visuais que podem impedir o cliente de ver seu produto!

Uma outra dica importante para o expositor é fazer um checklist de tudo o que é preciso levar para o estande nos dias de feira. Não confie apenas na sua memória! Escreva os itens necessários – como mobiliário, catálogos e mimos para os visitantes – e faça a conferência antes da abertura dos portões ao público.

Nesse checklist, lembre-se ainda de cumprir o cronograma da organização da feira, obedecendo corretamente os horários e prazos determinados. Vale ainda um cuidado redobrado com a destinação dos descartes (como sobras de material). Existe geralmente uma orientação específica para o expositor quanto a esse item.

3. Faça ações promocionais e divulgue sua participação no evento

As feiras reúnem diversos players do mercado em um só lugar, então é indicado que o expositor tenha alguma ação comercial especial para se destacar nesse momento. Descontos, condições flexíveis e campanhas são algumas possibilidades que podem ser colocadas em prática.

Vale também pensar em brindes e/ou voucher especiais. Se de alguma forma o mimo puder fazer referência ao que sua marca vende, melhor ainda! Além de valorizar os clientes, os brindes causam boa impressão para os novos parceiros.

Ainda nesse sentido de atração de público para o estande, lembre-se de convidar clientes e fornecedores para a feira. Divulgue sua participação nas redes sociais e antecipe suas ações promocionais para prospectar ainda mais interessados.

4. Treine sua equipe e colete leads!

Não esqueça de treinar a sua equipe para a feira. Os colaboradores presentes no estande devem conhecer sua empresa e seus produtos com profundidade. Diariamente, o expositor deve repassar com toda a equipe os objetivos da participação da empresa no evento e manter os colaboradores em sintonia.

É importante que a sua equipe utilize uniforme, crachás e tenha cartões de visita. Esses itens demonstram organização e passam mais credibilidade para o público.

Treine sua equipe também para conseguir leads qualificados. Tenha uma estratégia para coletar essas informações dos visitantes dentro do seu estande. Uma dica é fazer um rápido cadastro na hora de entregar o brinde da marca.

 

 

E atenção: a feira não acaba quando termina!

Boa parte das negociações das feiras são finalizadas após o término do evento. Em função disso, é importante que o expositor mantenha a equipe comercial alinhada nos dias que sucedem a feira. Responda as dúvidas e pedidos de orçamento que chegam via e-mail e WhatsApp/Telegram. Surpreenda os potenciais parceiros com conteúdos especiais sobre as suas necessidades, com telefonemas diretos da sua equipe ou com condições flexíveis de investimento.

Outra ação indicada é a de análise de resultados. Seus objetivos foram cumpridos? O que funcionou melhor nesse evento? O que pode melhorar? Reúna essa avaliação quando as informações ainda estão “quentinhas” na memória: essa análise pode melhorar ainda mais sua performance de expositor nas próximas edições do evento.

Confira aqui outras dicas valiosas destinadas aos profissionais do setor moveleiro!

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