skip to Main Content

Madeira e móveis: 5 tendências de decoração para 2022

A pandemia atingiu o mundo todo e com isso os hábitos e necessidades das pessoas mudaram! O setor de madeira e móveis, assim como os demais, foi altamente afetado. Em função disso, as tendências de decoração para 2022 respeitam o novo comportamento do consumidor.
Respeitando o isolamento social, as pessoas passaram a olhar mais para as suas casas. Com isso, a praticidade e o conforto são as palavras de ordem para os projetos de arquitetura, decoração e design de interiores.

O Salão de Milão 2021, realizado em outubro, apontou especialmente para tendências em sustentabilidade e aconchego. A madeira também apareceu em alta e deve nortear boa parte dos novos projetos.

Confira 5 tendências de decoração para 2022 com base em projeções de especialistas e também inspiradas no Salão de Milão 2021.

1. Comfy em alta

Estilo Comfy_Hub Moveleiro

Desde o início dos anos 2000, o espírito minimalista domina boa parte dos projetos de arquitetura. Também conhecido como estilo escandinavo, esse conceito prioriza móveis baixos, de linhas simples e cores neutras. O clássico “menos é mais”.
Com a pandemia, esse conceito segue presente nos projetos, mas deve ganhar a adição do conceito comfy, ou seja, de ambientes mais voltados ao aconchego. Os materiais, no geral, devem aparecer mais macios ao toque e com mais conforto. As cores neutras seguem em evidência, mas os tons cream e pastel devem ganhar ainda mais força, visto que criam uma sensação de tranquilidade.

2. Home office priorizando o bem-estar

Home office

Os ambientes de trabalho nunca tiveram tanto espaço nos lares. Boa parte dos novos projetos já contempla um local específico para o home office. Nesse sentido, uma tendência de decoração é transformar esses espaços em locais prazerosos e menos “duros”.
O verde das plantas entra em cena para deixar o cenário mais agradável. Os tecidos com tons de terra, remetendo à natureza, é outra tendência de decoração para 2022, assim como já ocorria em parte com os móveis em 2021.
Como as casas viraram cenário de sala de reunião, mesmo que online, a estética do ambiente deixou de ser irrelevante. Com todos os colegas vendo nosso ambiente, ele precisa ser confortável e profissional ao mesmo tempo. Nesse sentido, existe uma tendência maior de mobiliários multifacetados, que atendem a mais de uma necessidade. São peças decorativas para o lar, mas que também não são estranhas a um olhar mais profissional.

3. Happy hour em casa

Com a adesão do home office, um hábito antigo acabou tendo que ficar de lado: o tradicional happy hour com o pessoal do trabalho. Em função disso, parte dos lares passou a contar com um espaço destinado a reuniões mais intimistas, um espaço com “cara de bar”.
Esse novo comportamento reflete nos novos projetos. Parte das salas de estar ou cozinhas contam com um espaço que tenha “móveis bares”, ou seja, estruturas e mobiliários que fazem alusão ao happy hour.

4. Sustentabilidade e natureza em evidência

Sustentabilidade

Ao ficar em casa por muito mais tempo do que antes, a necessidade de reconexão com a natureza cresceu mais nos últimos tempos. A presença de elementos verdes, além de uso de plantas e flores, traz mais aconchego e bem-estar.
A temática também sai das peças decorativas e “entra” no mobiliário. Móveis com elementos naturais, como madeira, pedra e revestimento de palha se mostram como tendência para 2022. A iluminação natural também ganha força, deixando os ambientes mais claros e cheios de conforto. Varandas e quintais também nunca foram tão valorizados e mais do que nunca são palcos de móveis e peças decorativas.

5. A volta do retrô e do dourado

Retrô e dourado

No mundo da decoração, assim como na moda, as tendências são cíclicas! De tempos em tempos, quase tudo volta a ser utilizado. Os móveis e as peças com estilo retrô, por exemplo, estão de volta. Com a pandemia, a busca pelas memórias afetivas cresceu e as histórias de famílias estão inseridas na decoração.
Outro elemento que tem retornado é o golden, ou seja, o dourado! A cor andou sumida dos projetos por um tempo, mas esboça um retorno especialmente por estar associada à prosperidade, energia, confiança, sofisticação e elegância. Muitos desses conceitos são buscados pelas pessoas no momento – especialmente em função da pandemia. Com esse cenário de fundo, o golden vem com força.

 

Fimma e Movelsul juntas em 2022

As tendências de decoração para 2022 poderão ser conhecidas também de 14 a 17 de março. A Fimma e a Movelsul acontecerão juntas pela primeira vez na história em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, de 14 a 17 de março. A cidade é considerada o maior destino enoturístico do Brasil e reunirá a cadeia de madeira e móveis no período.

Veja mais informações sobre a Movelsul.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves é o principal do país em número de empresas e peças produzidas. Além de Bento, ele envolve os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.
Confira mais detalhes sobre a Fimma.

Back To Top