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Marketing para arquitetos: como aproveitar as redes sociais de maneira assertiva

  Marketing para arquitetos: como aproveitar as redes sociais de maneira assertiva 

 

O marketing sempre foi uma ferramenta de venda poderosa para os arquitetos e demais profissionais da área. Nos últimos anos, porém, isso tem se potencializado ainda mais com a popularização da internet. Falar em marketing para arquitetos sem citar as redes sociais virou uma tarefa praticamente impossível.

Os profissionais em início de carreira são, muitas vezes, os principais beneficiados nesse cenário. Com boas estratégias de marketing digital, os novos arquitetos do mercado passam a depender menos de indicações para alcançar o seu público e se tornarem conhecidos. Mas os profissionais mais antigos também podem – e devem – marcar presença no universo online, evidenciando toda a sua trajetória e mostrando os seus principais trabalhos.

 

O que é marketing para arquitetos e quais são os seus benefícios? 

O profissional que é autônomo precisa ver o exercício da sua profissão como um negócio, certo?! Finanças, administração e marketing são assuntos que devem ser contemplados no dia a dia do arquiteto que trabalha por conta.

O marketing para arquitetos envolve estratégias que ajudam esse profissional a se posicionar no mercado. Atrair clientes costuma ser um dos principais objetivos dessa modalidade, mas até mesmo quem está com a agenda cheia deve considerar fortemente esse assunto.

Por meio de ações assertivas, é possível se relacionar com os clientes e apresentar os diferenciais do seu trabalho para o público. Veja outros benefícios do marketing digital para arquitetos:

– Torne-se referência: ao apresentar projetos e mostrar sua história, você passa confiança e credibilidade. Aos poucos, você torna seu nome conhecido e vira referência no assunto.

– Estreite relacionamentos: quando você faz um trabalho constante e de qualidade nas suas redes, o seu público passa a enxergar você como alguém próximo, que ele pode contar sempre que precisar.

– Eduque o seu público: há quem ainda acredite que os serviços de arquitetura não são tão essenciais em projetos menores ou em reformas gerais. O marketing para arquitetos ajuda a educar o seu público, mostrando a importância do seu trabalho em todas as etapas de uma obra.

 

Confira estratégias de marketing para arquitetos! 

Agora que já está mais claro quais são os benefícios do marketing digital para arquitetos, conheça três estratégias assertivas nesse sentido:

* Produza conteúdos atraentes e úteis! 

O primeiro passo para produzir conteúdo assertivo nas redes sociais é conhecer o seu público! Faça para si mesmo a pergunta: quais são as pessoas que quero atrair para o meu negócio?

Com base nisso, produza conteúdos que “resolvam” os problemas dessas pessoas. Um conteúdo de qualidade deve inspirar, entreter ou ensinar! Lembre-se disso e planeje seus posts.

 

* Posicione-se de forma estratégica nas redes 

O trabalho de arquitetura tem um apelo visual muito relevante. Em função disso, é muito importante que suas redes sejam bonitas visualmente, agradáveis de se ver. Dê bastante destaque a fotos de boa qualidade e invista em um projeto gráfico de bom gosto.

Lembre-se também que as redes sociais não são apenas vitrines – é importante ter projetos seus por lá, mas crie um ambiente de interação e relacionamento também. Tente mesclar conteúdos de ambientes com dicas e tendências de mercado.

 

* Considere estratégias patrocinadas 

Depois de “arrumar bem a casa”, ou seja, ter redes sociais organizadas e com conteúdo de qualidade, considere estratégias patrocinadas. Instagram, Facebook e até mesmo o Google contam com estratégias pagas em que o valor inicial de impulsionamento pode ser bem acessível.

Essa estratégia atrai novas pessoas para as suas redes e pode render excelentes negócios. Mas lembre-se: só aposte nela quando seu conteúdo for constante e de qualidade, senão você estará atraindo um novo público, mas a experiência dele não será positiva.

 

* Quer saber mais? 

Conheça mais dicas de marketing digital para arquitetos nesse vídeo do canal Bora na Obra.

 

Estratégias de marketing para arquitetos vão além do digital!

Além de estar presente no universo digital, os arquitetos devem ficar atentos a estratégias assertivas que são realizadas fora do mundo online. A participação em feiras, por exemplo, costuma render excelentes frutos e agrega muito valor ao profissional.

Ao marcar presença em eventos, é possível exercitar o chamado networking, ou seja, a captação de novos contatos. A formação de novas parcerias também pode ocorrer nesse tipo de ambiente voltado a negócios.

Outra dica importante que une as estratégias presenciais e digitais: registre imagens interessantes nas feiras e publique nas suas redes sociais. Se possível, vá além da famosa selfie: publique um conteúdo de qualidade, contando o que aprendeu e o que achou do evento. O melhor marketing para arquitetos é o que consegue unir os universos online e “off-line”, fazendo com que o profissional seja respeitado em todos os âmbitos.

 

Fimma e Movelsul juntas em 2022

 

Arquitetos que desejam fazem um bom networking e conhecer as principais tendências do mercado devem marcar presença na Fimma e na Movelsul de 2022. As duas feiras acontecerão juntas pela primeira vez na história em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, de 14 a 17 de março. Toda a cadeia de madeira e móveis deve se reunir na cidade que é considerada o maior destino enoturístico do Brasil.

Veja mais informações sobre a Movelsul.

O polo moveleiro de Bento Gonçalves é o principal do país em número de empresas e peças produzidas. Além de Bento, ele envolve os municípios de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Confira mais detalhes sobre a Fimma.

Confira aqui outras novidades destinadas aos arquitetos e a todos profissionais do setor de móveis e madeira!

 

 

 

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