skip to Main Content

Entrevista: Patrícia Fachini Pontalti fala sobre o que é design estratégico

Assunto bastante comentado em diversas vertentes corporativas, o design estratégico foi tema de um dos conteúdos do bate-papo do Hub Moveleiro, plataforma de conexões da Fimma e da Movelsul. Quem abordou diversos detalhes e aplicações do design estratégico foi a fundadora da Nord Consulting, Patrícia Fachini Pontalti, em uma live disponível aqui. Patrícia é líder da empresa que apoia e lidera times e companhias em suas jornadas de mudança de clima organizacional, desenvolvimento de equipes e inovação.

Na prática, o design estratégico trabalha com pessoas e toda amplitude de situações que podem ser geradas: como os problemas são abordados, quais são as oportunidades de ação e como podem ser fornecidas soluções rápidas, completas e profundas. A gente compreende por meio dele o que é o todo. O design estratégico é colaborativo e centrado em pessoas. Funcionários, clientes, fornecedores. A essência do design como abordagem é a gente entender quais são os desafios propostos, gerar uma série de ideias, ‘prototipar’ e gerar um meio de testar essas ideias. E aí sim, testar com pessoas”, explica Patrícia.

Relação do design estratégico com a segurança psicológica

Outro termo que está bastante associado ao design estratégico é a segurança psicológica. Entende-se por segurança psicológica o conceito de gerar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis para serem elas mesmas, e que permita assim que a pessoa questione sem ter medo de enfrentar rejeições ou outras consequências.

Desta forma, o design estratégico é um aliado dentro da estratégia de atingir resultados na busca por mais segurança psicológica em ambientes corporativos, conforme explica Patrícia. “Assim, precisamos ter a crença e a percepção de que as pessoas dentro de um time têm espaço para colocar ideias, trazer problemas, e até mesmo para questionar o que está acontecendo e ter voz”, exemplifica.

Um ambiente com segurança psicológica encoraja o comportamento de falar, de ser genuíno e de ser autêntico. E o assunto é aliado de corporações e ambientes onde atuam pessoas que estão aliadas a temas como inovação e de design: é preciso que as pessoas contribuam com as suas perspectivas, sem medo de ter uma ideia julgada.

“É fundamental que a equipe tenha clareza em saber quais são os desafios. O que é esperado dessa equipe? Também é importante que o condutor tome a frente, assuma o papel de líder e ao mesmo tempo, mostre que também é vulnerável. É importante mostrar que ninguém tem todas as respostas. Assim, acaba se estimulando que as pessoas falem mais”, explica Patrícia. Ela lembra que devemos falar abertamente também sobre problemas, riscos e divergências. “Ter espaço para escuta e ser ativo depois de abrir esse espaço”, completa.

O Hub Moveleiro é uma das novidades desta edição conjunta da Fimma e da Movelsul 2022. A plataforma de conteúdo foi lançada no final de 2021 e abrange uma série de artigos e vídeos sobre a cadeia da madeira e do móvel. O Hub Moveleiro está presente na Fimma e na Movelsul por meio de um estúdio localizado no Pavilhão C, próximo à praça de alimentação.

No local, estão sendo entrevistados vários convidados para falar de temas como inovação na arquitetura e design, soluções criativas para espaços, design estratégico, identidade como marca e estratégias para vender em marketplaces. A programação completa pode ser acessada no www.hubmoveleiro.com.br

 

Back To Top