skip to Main Content

Realidade aumentada, isolamento e smart homes: confira as principais tecnologias do mercado imobiliário

Em todas as conversas e debates sobre o mercado mobiliário e imobiliário, a tecnologia é uma pauta que marca presença. Em 2022, com o avanço dos negócios e produtos digitais, é impossível não falar das conexões e benefícios que essas novidades podem gerar. A tecnologia chegou para nos ajudar a acelerar processos que, sem ela, poderiam levar dias e até meses para serem finalizados. Hoje você vai conhecer algumas dessas tecnologias do mercado imobiliário que vêm ajudando os consumidores e vendedores.

As mídias sociais e o impacto nas vendas de móveis e imóveis

Claro que não poderíamos não falar delas! Redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube, WhatsApp e LinkedIn são ferramentas que vêm se tornando cada vez mais essenciais para qualquer profissional que queira se destacar na área imobiliária e moveleira.

A pandemia nos fez usar as redes sociais como nunca! E até se tornou uma coisa boa usar essas ferramentas, visto que o isolamento social nos distanciou de quem a gente ama. Durante a pandemia, ocorreu um salto de vendas de móveis, já que as pessoas ficaram mais em casa e notaram que precisavam de itens mais funcionais e de mais conforto. 

Com o uso correto desses aplicativos, você pode promover e divulgar o seu produto e o seu serviço da forma que você quiser. Cada plataforma possui seu ponto forte:

  • O Instagram serve como um portfólio do seu trabalho, além de possuir ferramentas de divulgação que podem dar o boost que você precisa no seu perfil profissional;
  • O Facebook é um canal de venda e comunicação poderoso. Apesar de não ser mais tão usado como antigamente, o algoritmo do aplicativo, os grupos de venda e a aba marketplace são grandes aliados para quem quer expor seu produto;
  • Com toda certeza você já ouviu falar dos vídeos fazendo tour em casas que estão à venda no YouTube, certo!? É uma forma prática de mostrar seu produto e mostrar todas as suas qualidades não apenas em imagens, mas também em palavras;
  • O LinkedIn é uma ótima plataforma para fazer networking com pessoas dos mais diversos ramos;
  • Como não falar do WhatsApp, rede social que se tornou essencial para todo brasileiro? Além de ser um ótimo canal de comunicação, as vendas ficaram muito mais fáceis de serem feitas com o WhatsApp Business.

Smart homes ganham espaço

Também chamadas de casas inteligentes, as smart homes são uma tendência que se renova a cada ano, trazendo mais funcionalidades para quem possui ou se interessa em ter tecnologias na rotina de casa. Além de garantir mais segurança e conforto, a automação residencial é sinônimo de praticidade. 

Em uma smart home, você controla tudo pelo seu celular ou até pela voz, caso possua os dispositivos corretos. Segundo o Techaeris, um dos principais sites de tecnologia dos Estados Unidos, mais de 80% dos compradores de imóveis colocam a característica smart home como must have, ou seja, como item essencial.

Mas o que elas possuem? De lâmpadas controladas pela voz até fechaduras eletrônicas gerenciadas pelo celular, uma casa autônoma possui sensores de movimento, interruptores inteligentes, temperatura do ambiente e alertas que avisam se a porta está fechada, trancada ou aberta. 

Realidade aumentada é aliada na comercialização de produtos e serviços 

Os modelos 3D de móveis se tornaram essenciais para a venda online dos produtos, mas uma nova tecnologia surgiu. Agora, a novidade é inserir o móvel desejado na casa do cliente através da câmera do smartphone. Com essa ferramenta, a venda de produtos e serviços ficou mais fácil para os dois lados.

Em uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, 22% das empresas utilizam essa tecnologia para mostrar aos clientes como os ambientes ficarão ao fim do projeto. Alguns estão utilizando a realidade aumentada também para dar atualizações de obras e construções que estão em andamento.

Contratos digitais otimizam tempo e eliminam burocracias

A pandemia forçou as pessoas ao isolamento social, fazendo com que empresas que necessitam de assinaturas de contrato precisassem se readaptar. Com os contratos e certificados digitais, o processo pode ser feito do conforto da casa do cliente, direto para a casa ou escritório do profissional, sem muita burocracia. 

A alternativa se mostra também sustentável e segura, já que é criptografada e inviolável. A estratégia também reduz os custos e o estresse. Essas são algumas das tecnologias que estão em alta no mercado imobiliário e mobiliário. Além de facilitarem muito a vida dos profissionais das áreas, a previsão é que se tornem essenciais em um futuro próximo.

Fimma e Movelsul juntas em 2022

Algumas dessas tecnologias estão te esperando na Movelsul 2022, a principal feira de móveis da América Latina, que ocorre do dia 14 até 17 de março. 

Veja mais informações sobre a Movelsul.

Em edição histórica, a feira ocorre juntamente com a Fimma 2022, que é referência em máquinas para a indústria moveleira. Toda a cadeia de madeira e móveis deve se reunir em Bento Gonçalves nos quatro dias de evento. 

Confira mais detalhes sobre a Fimma

Acesse aqui outras novidades destinadas aos profissionais do setor de móveis e madeira! 

Back To Top