skip to Main Content

Tecnologia em móveis planejados: diferenciais para seu projeto

Tecnologia em móveis planejados: como a inovação impulsionou o mercado 

Desde os primórdios, o ser humano busca mais comodidade para o seu cotidiano. Com o passar do tempo, tecnologias que hoje parecem simples – como os sistemas de água e luz que a maior parte da população mundial possui em casa – fizeram parte de uma enorme evolução. Depois, dispositivos que proporcionam ainda mais facilidade à vida, como os celulares, foram criados e abriram espaço, também, para diversas outras inovações.

Ainda que atualmente pareça que a tecnologia está no auge, o homem não para de desenvolvê-la e sempre consegue progredir em busca de novas soluções. Com o setor mobiliário não é diferente: o que era bom, pode se tornar ainda melhor com um toque de modernização.

Os móveis fazem parte da rotina de uma pessoa. Ao acordar para ir ao trabalho, qual caminho ela vai trilhar dentro de sua casa? Quando chega após um dia cansativo, vai encontrar descanso, conforto e praticidade em seu lar?

Conheça exemplos de mobiliário inteligente! 

Em busca do bem-estar, que é tão necessário, começou-se a optar por móveis planejados dentro dos lares. Diferente daqueles vendidos em magazines, eles se encaixam perfeitamente nos espaços grandes ou pequenos, de maneira que fique mais agradável para os moradores. Unindo praticidade à tecnologia, a inovação no ramo moveleiro faz ser possível personalizar e desenhar os desejos do consumidor. Confira exemplo:

Sem espaço para o comum

Atualmente o sofá, que antes era um simples móvel da casa, deixou de ser apenas um lugar para descansar e ver televisão. Com o avanço da tecnologia, o móvel passou a conter USB e tomadas com o intuito de carregar a bateria, principalmente, dos smartphones.

Além disso, caixas de som e dispositivos de voz passaram a ser acoplados nos móveis. Dessa forma, ao conversar com um móvel, ele responde dando “play” em uma música, pesquisando uma informação, dizendo a temperatura ou movimentando outros dispositivos da casa.

Iluminação para despertar sensações 

A iluminação também pode ser embutida nos móveis em áreas internas e externas, a fim de proporcionar sensações das mais diversas: bem-estar, calmaria, ou mesmo disposição para realizar trabalhos em home office. Com a tecnologia, as lâmpadas podem ter dispositivos que acionam a luz por sensor ou através do celular.

Na cozinha, por exemplo, é recomendável instalar pontos de luz na parte de baixo dos armários que ficam em cima da pia. Dessa forma o local ficará iluminado, favorecendo a visibilidade no momento do manuseio de alimentos e demais materiais, oportunizando a praticidade necessária e deixando o ambiente bonito.

No quarto, o guarda-roupas pode ser iluminado em seu interior ou exterior. Em espaços compartilhados, a opção proporciona mais conforto. Nesses casos, podem ser instaladas fitas de LED ou spots. Nas laterais de gavetas também pode-se embutir iluminação, dessa forma fica mais fácil enxergar o conteúdo no interior do móvel. Além de serem opções funcionais, o ambiente fica muito mais moderno.

No banheiro, os armários também podem receber iluminação em sua parte interna e externa e funcionar no auxílio dos cuidados com a higiene pessoal ou dando suporte à decoração do cômodo.

Portas e gavetas sem puxadores 

Os móveis sem puxadores são o novo encanto de arquitetos, designers e consumidores no Brasil e no mundo. Em portas e gavetas de guarda-roupas, bancadas de cozinha, salas, lavanderias e outros ambientes, sistemas como o “push-to-open”, ou em português, “empurre para abrir”, permitem que os materiais tenham maior durabilidade ao evitar danos por manuseio desnecessários. Além disso, também é possível evitar barulhos que podem incomodar o usuário.

Além da comodidade dos móveis sem puxadores, o design também causa encantamento. Mais discretos, os utensílios com a nova tecnologia dão a sensação de conforto e organização nos ambientes, proporcionando um visual moderno, sofisticado e minimalista.

Os benefícios, entretanto, não se restringem apenas à funcionalidade e visual. Armários com puxadores, por exemplo, requerem mais atenção quando se trata de limpeza dos ambientes. Nas versões em que a abertura das portas é independente, é possível economizar energia e tempo, pois realizar apenas a limpeza das superfícies é o suficiente.

 

Fimma e Movelsul em 2022 

Em Bento Gonçalves, onde fica localizado o principal polo moveleiro do país em número de empresas e peças produzidas, vão acontecer a Fimma e a Movelsul simultaneamente em 2022. As feiras estão previstas para acontecer de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma), costuma reunir um público diverso, com visitantes de mais de 30 países. Entre eles, participam tomadores de decisão das indústrias de móveis, arquitetos, especificadores, designers, marceneiros e compradores.

Confira mais detalhes sobre a Fimma.

Além disso, a Movelsul, considerada a feira de móveis mais relevante da América Latina, engloba as principais empresas de mobiliário e decoração, além de contar com um público visitante especializado.

Veja mais informações sobre a Movelsul.

Na oportunidade, vai ser possível tratar sobre o avanço da tecnologia em móvel planejado, além de diversos outros assuntos relacionados ao setor moveleiro.

Confira aqui outras novidades destinadas aos arquitetos e a todos profissionais do setor de móveis e madeira!

Back To Top